Missão da BE

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

In https://espa.edu.pt/ExtraJoomla/RBE/Manifesto_Biblioteca_Escolar.pdf


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pedro Seromenho visita a nossa BE



PEDRO SEROMENHO visita a EB 2,3 de SANTA MARINHA DO ZÊZERE
No dia 22 de maio, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve presente, na Biblioteca Escolar do agrupamento, numa visita que resultou num encontro que foi muito mais além do que um mero diálogo entre o escritor e os alunos.
A simpatia, a alegria e, principalmente, a simplicidade contagiaram todos os presentes. Foram instantes que permitiram uma pausa na agitação de mais um final de ano letivo. Duas horas que passaram num ápice e que envolveram os participantes na magia da palavra, no afeto, na despreocupação e na aprendizagem.
Os alunos da EB do 1.º ciclo de Santa Marinha do Zêzere vivenciaram a leitura sorvendo cada palavra, cada frase e cada gesto do escritor, participando e envolvendo-se na dinâmica da imaginação. Segundo o autor, cada livro foi criado a partir da realidade e, depois, foi só reinventar personagens, espaços, tempos, narradores, adequando cada história à diversidade dos leitores. Os alunos recriaram a história de Pedro Seromenho “Porque os animais não conduzem” e representaram-na com grande qualidade.
O 6.º ano provou que a interpretação do livro “A Nascente de Tinta”, do mesmo autor, também se pode fazer em verso.
É assim que caminhamos, apoiados por um conjunto de professores que trabalham com o objetivo de motivar os alunos do agrupamento para a leitura e que fazem dela poesia no mundo das letras que se agigantam, porque as utilizam para a aquisição de competências.
Pedro Seromenho ou outros Pedros semelhantes ensinam e transmitem com a serenidade necessária o aprendizado diário que se faz presente nas escolas.
O autor agradeceu o convite e o acolhimento do agrupamento dizendo que esperava “regressar em breve com novas aventuras do imaginário”. A escola retribuiu com a entrega de um ícone da região (bengala de Gestaçô) e um retrato do escritor, em grafite, desenhado pelo professor Armando Ribeiro.
As professoras Fátima Almeida e Isabel Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário