"BAIÃO QUER SER REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA A SEGURANÇA, A DEFESA E A PAZ"
in http://www.cm-baiao.pt/
Esta oportunidade, surgida através do Instituto da
Defesa Nacional, permitiu repensar na Educação para a Cidadania de uma maneira
mais abrangente, mais desmistificada, mais científica e logo mais apropriada
para chegar até aos alunos
Sendo uma profissional
da área da educação, o termo “cidadania” nunca foi, de modo algum,
desconhecido, conquanto a palavra “segurança”, apesar de ser corriqueira no
sentido de a ouvirmos ou a falarmos quase diariamente, jamais foi tema de
debate nas minhas aulas. Pela primeira vez, fui confrontada “ao avesso” com as
ideias por nós ditadas diariamente em relação à cultura da Paz. Idealizamos uma
estabilidade que nunca o será se, nós, elementos essenciais na transmissão de
valores, não a enfrentarmos ativamente, desmantelando todo o processo de estagnação
a que nos vamos habituando.
A formação proporcionou,
assim, sem dúvida alguma, a aquisição de conhecimentos e momentos de reflexão
que serão vinculativos no quotidiano da nossa lecionação, uma vez que “A
prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo,
que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela
sociedade.”[i]. É
imperativo, pós esta formação, que a nossa prática seja mais direcionada para
valores que impliquem a transformação e mudanças comportamentais, numa
sociedade célere que busca o mais fácil e o mais lucrativo. A democracia deverá
ser usada em prol do cidadão que terá de conhecer os seus direitos, mas também
os seus deveres, para que o respeito por si próprio e pelos outros seja uma
realidade constante, efetiva no dia-a-dia.
Professora Bibliotecária Fátima Almeida
[i]
Educação para a cidadania –
Linhas orientadoras, consultado em 18 de setembro de 2015, disponível em http://dge.mec.pt/educacao-para-cidadania-linhas-orientadoras-0
Fotografias cedidas pela PB Hermínia Marques.
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