O Projeto Ágil nasceu da necessidade de uma intervenção articulada entre o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), a Biblioteca Escolar (BE) e a Comunidade Intermunicipal de entre Sousa e Tâmega (CIM-ST), com o objetivo de aumentar o sucesso nos domínios da leitura e escrita, no 2.º ano.
Assim, pretende-se que os alunos percebam de que forma a leitura e a escrita
são úteis em atividades que eles estão predispostos a executar.
23 de janeiro de 2020 - 1.ª sessão
1 – Busca à
palavra
6 de fevereiro de 2020 - 2.ª sessão
2 - Ler com expressão
Nesta sessão, os alunos, liam pequenos versos da canção que ouviam com expressões que lhes cabia na sorte.
13 de fevereiro de 2020
3 - Quero... teatralizar
Depois de uma leitura silenciosa, interpretado o texto e decorado, eis a hora de apresentá-lo aos colegas. Foi assim a sessão de hoje.
20 de fevereiro de 2020
4 - Palavras baralhadas
Nesta, em pares, os alunos tinham de encontrar palavras e formar frases.
27 de fevereiro de 2020
5 - Caixinha das palavras
As sílabas juntas ganharam força e formaram palavras.
05 de março de 2020
6 - Bingo de palavras
As letras soltas uniram-se, formaram palavras. As palavras formaram frases verbalizadas e escritas.
12 de março de 2020
7 - Teatro de Fantoches
Depois de ouvirem uma história, os alunos respondiam a um questionário de interpretação, usando, como resposta, apenas, uma palavra que a construíam com as letras que procuravam.
Sem comentários:
Enviar um comentário