Missão da BE

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

In https://espa.edu.pt/ExtraJoomla/RBE/Manifesto_Biblioteca_Escolar.pdf


segunda-feira, 10 de junho de 2013

MENÇÃO HONROSA NO CONCURSO “Eu escrevo! Ler o Mar”, do PNL



E.B. 2,3 DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE

ALUNA GANHA MENÇÃO HONROSA NO CONCURSO “Eu escrevo! Ler o Mar”, do PNL

Menção Honrosa 3º Ciclo do Ensino Básico - "Pensar, sentir e amar o mar"

Inês Azeredo Martins - 7º ano (Escola Básica de Santa Marinha do Zêzere | Baião)

       
Grupo que participou na produção da reportagem
O Concurso “Ler o Mar” foi uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceira com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular. Enquadrou-se na 7.ª edição da Semana da Leitura e teve como tema o MAR. Os 7.ºC e 8.º B do agrupamento meteram “mãos à obra” e participaram na 1.ª fase do concurso, sendo apurado para a 2.ª fase o trabalho da aluna Inês Azeredo Martins, do 7.ºC.

      Para o agrupamento, a Menção Honrosa, atribuída pelo PNL à reportagem da Inês, evidencia o trabalho que se tem feito em torno da competência da escrita e, claro,  manifestamente, encheu-nos de orgulho e satisfação por o vermos reconhecido a nível nacional.
        A reportagem, realizada com o apoio da professora Bibiana Monteiro e dos colegas da turma, fala de Baião, das suas terras e gentes maravilhosas e dos muitos quilómetros que a distancia do mar “verificámos que estamos a 12Km da sede do Concelho e acerca de 90 Km do mar”. O título Pensar, sentir e amar o mar retrata o sentimento que as pessoas do interior têm em relação ao mar " O rio Douro dá encanto à nossa terra, ao banhar toda a margem sul, numa beleza inigualável. Mas não é a mesma coisa (...)", porque há necessidade de sentir o mar, de tocar as águas, por isso, fala, também, das memórias do mar que os habitantes de Baião têm. 
        Este prémio fez-nos acreditar que estamos no caminho certo e continuaremos a percorrer o trilho que traçamos no nosso Projeto Educativo e queremos mais. Queremos que os nossos alunos viajem  mais através da leitura e da escrita e o MAR tornar-se-á, assim, mais próximo.
        Em seguida, transcrevemos o último parágrafo da reportagem. 

"Finalmente afixaram, na Biblioteca, o grande painel. Parece mesmo o fundo do mar. Está aqui tão perto! O mar marcou e continua a marcar a personalidade do povo português. Aquela bonita imagem fez-nos pesquisar o simbolismo da palavra mar.  Representa a vida e a morte. Um sentido positivo ligado à vida, à fertilidade e um sentido negativo relacionado com a morte e o perigo do desconhecido. Na nossa idade não há tempo para pessimismos. O mar continuará a inspirar-nos sensações agradáveis, recordações maravilhosas, leituras inesquecíveis."

Sem comentários:

Enviar um comentário