Missão da BE

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

In https://espa.edu.pt/ExtraJoomla/RBE/Manifesto_Biblioteca_Escolar.pdf


quarta-feira, 2 de março de 2016

Bibliop@per para docentes e não docentes

Nada mais apelativo do que um concurso para animar os “não alunos”. O Pessoal docente e o Pessoal não docente viram-se emaranhados numa teia que procurava incluí-los mais ainda no nosso sistema de funcionamento da  biblioteca escolar.
Em grupos de, no máximo três elementos, as equipas autodenominaram-se pelos seguintes nomes:
- Borboletas;
- Trio Odemira Sudeste;
- Portic-M;
- Bibas em ação;
- Lanigiro;
- As três da vida airada;
- Secreat team;
-O rapaz da porta ao lado.

Não importa se se é adulto ou não. No momento da realização do biblip@per, tudo era válido e quem lhes valia, muitas vezes, eram os nossos frequentadores habituais de todos os dias – alunos dos 5.º e 6.º anos, especialmente. As perguntas variavam, mas exigiam que os concorrentes coscuvilhassem os lugares mais recônditos da biblioteca.
Foi, sem dúvida, muito interessante ver as expressões dos adultos quando consultavam as estantes de determinada classe ou o Regulamento Interno da Biblioteca.
Os prémios a atribuir foram os menos importantes em toda esta dinâmica que valeu a pena, não só pela participação representativa (21 entre docentes e não docentes), mas pelo impacto que gerou à volta da roda de todo o Fundo documental da BE e da sua dinâmica.










2 comentários:

  1. Como não participante, mas espectador atento apercebi-me que o Trio Odemira do Sudeste veio emprestar grande classe e prestígio a este concurso, tendo por isso que ser reconhecida a mais valia do seu desempenho, bem como a sua inequívoca vitória! Um bem-haja a todos os elementos que dinamizam e participam nestas atividades, pois sem dúvida que constituem uma lufada de ar fresco a um espaço tão querido da comunidade escolar como é a biblioteca escolar.

    ResponderEliminar
  2. Sublinho a referência à equipa Trio Odemira do Sudeste que, de facto, deu classe e prestígio ao concurso... Como participante, e atenta ao procedimento de avaliação das equipas, devo manifestar que foi a classe e prestígio que os colocou em primeiro lugar Ex aequo com as outras 4 equipas que demonstraram competência e destreza na prova.

    ResponderEliminar