Missão da BE

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

In https://espa.edu.pt/ExtraJoomla/RBE/Manifesto_Biblioteca_Escolar.pdf


quinta-feira, 12 de maio de 2016

CAMINHADA SERRA DE MATOS

            Os clubes de Proteção Civil e Eco-Escolas, realizaram no dia trinta do mês de Abril, na Serra de Matos, uma caminhada com o objetivo de induzir os alunos a pensar a relação existente entre preservação do meio ambiente e qualidade de vida.
O percurso da caminhada iniciou-se junto à junta de freguesia de Valadares, em que os alunos puderam ver o “Curro” (recinto circular fechado com uma rocha ao centro) onde ocorrem jogos tradicionais antiquíssimos que envolvem um touro que é “picado” pelos participantes. Em seguida, a caminhada passou pela igreja de Valadares, com o seu estilo arquitetónico românico inconfundível, com a uma breve explicação da função da mesma por parte do professor Alexandre. Em seguida procedeu-se à ascensão à Serra de Matos pela vertente Nordeste, inicialmente por entre campos agrícolas e posteriormente por entre carvalhos e acácias de densidade elevada até à cumeada, onde se seguiu o estradão em terra batida até à zona onde terá havido uma torre de vigia do século XII (paragem para almoço). Após o almoço rumamos em direção a Bruzende, descendo as encostas da serra, finalizando um percurso total de 18 km.  
A ação foi importante pois além de ser extremamente útil em termos informativos e da relação Escola-Família/Comunidade, teve o condão de sensibilizar os alunos para a importância e emergência da proteção ambiental e quão importante é manter o binómio Homem/Natureza equilibrado para o nosso próprio bem-estar.




Sem comentários:

Enviar um comentário