No âmbito da disciplina de
Geografia, em articulação com o Clube Eco-escolas, e porque tenho trabalhado
com pedagogias diferenciadas e trabalho de projeto, foram realizados debates,
precedidos de comunicações feitas pelos/as alunos/as porta-vozes dos grupos de
trabalho, versando as questões dos riscos e das catástrofes naturais, causas,
consequências e formas de as prevenir.
Da estratégia utilizada, para
além de um tronco comum do trabalho/investigação, a cada grupo foi proposto
refletir e assumir o papel e a responsabilidade dos/as: interesses económicos,
decisões políticas, ambientalistas e organismos da ONU (PNUA; ACNUR; FAO;
OIT…).
Da prestação dos/as alunos/as só
posso dizer que foi excelente e prova que outros caminhos são possíveis e que é
necessário e urgente mudar a escola. Muitos deles conseguiram fazer
comunicações sem “cábula”, sem apoio das novas tecnologias e mostraram que
sabiam e valiam muito. São um exemplo…
Saí de coração cheio e muito orgulhosa
dos/as meus/minhas alunos/as e daquilo que faço. Orgulhosamente Professora!
Maria Odete Souto
Sem comentários:
Enviar um comentário