Missão da BE

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

In https://espa.edu.pt/ExtraJoomla/RBE/Manifesto_Biblioteca_Escolar.pdf


terça-feira, 28 de maio de 2019

Uma das 7 Maravilhas de Portugal pode ser… o Rio Teixeira


 No passado dia 20 de maio, os alunos do 5.º ano do nosso agrupamento deslocaram-se a um local maravilhoso e encantado. A aldeia da Teixeira, anteriormente denominada por Vila, possui um valor patrimonial cultural aos níveis de monumentos e história que remonta aos séculos XVI a XIX. Entre a riqueza da flora e fauna, encontramos a vida calma dos habitantes, cerca de 595 pessoas, dados de 2011.
Ao nível de monumentos, descobrimos o Pelourinho de Rua, Capela de Senhora do Socorro; Capela da Senhora dos Remédios; Senhora da Serra do Marão; Minas do Teixo e Igreja de Matriz de São Pedro.
Por entre o trilho, umas vezes mais ou menos sinuoso, todos os alunos foram ouvindo e escutando explicações culturais e naturais. Várias sensações foram sentidas.
O momento mais apreciado pelos alunos foi a caminhada junto ao Rio Teixeira, cujo nome deriva da planta Teixo, planta que nos foi transmitida como sendo muito venenosa, mas com alguns poderes curativos.
Muitas fotografias foram captadas e reconheceram-se plantas já estudadas e outras que não haviam falado. A Digitalis purpurea L., vulgarmente chamada dedaleira, foi muito comentada pelos alunos e foi-lhes explicado que é, atualmente, uma espécie protegida.
Ao nível do relevo, foi visualizada a montanha da Serra do Marão que confronta com o distrito de Vila Real e cidade de Amarante. 
Os alunos divertiram-se muito e ficaram mais sabedores cultura e academicamente. Esta visita / caminhada foi uma atividade planeada no âmbito do Projeto de autonomia e Flexibilidade Curricular que envolveu as áreas de HGP, Ciências Naturais; Matemática, Inglês, Educação Tecnológica e Visual e Português.

Alunos das turmas A, B, e C  do 

Sem comentários:

Enviar um comentário