Missão da BE

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

In https://espa.edu.pt/ExtraJoomla/RBE/Manifesto_Biblioteca_Escolar.pdf


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Dia Internacional dos Direitos Humanos




Entre os dias 9 e 11 de Dezembro, no âmbito da comemoração do dia dos direitos humanos, o docente de Geografia, João Teixeira; a docente de EMRC, Isabel Barros (através do clube de solidariedade), a docente do clube de artes, Amália Montenegro; e o grupo de Educação Especial organizaram várias atividades no sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos direitos humanos.
Foram elaborados vários trabalhos no âmbito das disciplinas supracitadas que foram expostos no átrio da escola, onde se ilustravam artigos da carta dos direitos humanos e se identificava geograficamente áreas onde esses artigos não eram cumpridos. Deste modo consciencializou-se os alunos para a importância da supervisão da aplicação destes direitos a nível mundial.
Em paralelo à exposição, foram projetados vídeos que foram elaborados pelos alunos, que versavam a temática dos direitos humanos. A exploração dos meios audiovisuais são sempre uma solução de grande fiabilidade quando se pretende passar uma mensagem tão forte como a da importância da aplicação dos direitos humanos de um modo universal sem se prender a fatores de desenvolvimento, credos e religiões.
De modo a alargar o espetro de ação desta comemoração, com a parceria da Biblioteca optamos por, durante os três dias, transmitir filmes durante a hora do almoço que visavam a especificidade de alguns dos artigos que mais impacto tem no mundo. Os filmes transmitidos foram: “Anne Frank, a história de uma vida” “A Good Lie”.
- A biblioteca escolar constitui-se ainda como um espaço de especial relevância, na medida em que foram expostos cartazes alusivos aos direitos humanos e uma árvore branca com pombas que simboliza a paz, frases marcantes de grandes humanistas que se destacam na luta pelos direitos humanos. Também nesta árvore foram afixados corações elaborados pelos alunos do ensino especial.
                A atividade cumpriu os objetivos a que nos propusemos aquando da idealização da mesma, pois era sensibilizar a comunidade escolar para a importância do cumprimento dos direitos humanos e da dignificação da pessoa humana, consciencialização para a importância da supervisão da aplicação dos direitos a uma escala mundial. Os alunos de algum modo ao sensibilizarem a comunidade escolar cumpriram a máxima de Mahatma Gandi: “Sê a mudança que queres ver no mundo”.

João Teixeira


Sem comentários:

Enviar um comentário