Missão da BE

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

In https://espa.edu.pt/ExtraJoomla/RBE/Manifesto_Biblioteca_Escolar.pdf


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

JI Viariz - Pela Paz é que vamos...

Pela Paz é que vamos…


Paz, foi a palavra, inserida na temática do tema do carnaval para as escolas do agrupamento do sudeste de Baião «SEGURANÇA, DEFESA E PAZ» que desde logo nos sugeriu a  forma de nos apresentar  no desfile carnaval. É certo que todos os dias nos entra em casa, pelos meios de comunicação, uma panóplia de imagens violentas, que retratam a sociedade pela qual nos debatemos e tentamos cada um de nós, tornar melhor. Foi imbuido desse sentimento, de mudar e levar a vida pelo lado positivo que abraçamos a paz e nos deixamos cativar.
O ponto de partida foi uma história «O Coelhinho que queria viver em paz», e que com a ajuda de outros animais, a raposa, a coruja e o lince, foram capaz de transformar a vida deste coelhinho «diferente» e por isso hostilizado, mais justa ,terna e pacifica. A par desta história ouviram / viram um video sobre a arca de Noé e aprenderam a simbologia da pomba branca, com o raminho de oliveira no bico, adereço que vai constar da sua «farda de carnaval».
Fizeram-se alguns registos individuais e coletivos e finalmente cada um pode dizer e registar o que considerava ser a paz.
Em comum, manifestamos a vontade de lutarmos por um mundo onde a paz seja possível entre todos. O compromisso, esse começa todos os dias no nosso jardim de infância quando de manhã nos encontramos, brincamos e aprendemos.
 Esperamos também que no desfile de carnaval, todos que por ali passem  possam entender a mensagem : Pela paz é que vamos…

Aqui fica o registo coletivo de um trabalho sobre a paz que as crianças do jardim de infancia de Viariz fizeram.

Sem comentários:

Enviar um comentário