Missão da BE

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.

In https://espa.edu.pt/ExtraJoomla/RBE/Manifesto_Biblioteca_Escolar.pdf


sexta-feira, 9 de outubro de 2020

MIBE - Descobrir caminhos para a saúde e bem-estar

Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar é o que pretendemos porque queremos apostar em atividades que promovem a saúde e o bem-estar.
 

O caminho que trilhamos este mês de outubro envolveu atividades assistidas por animais, neste caso mais específico pelo Ramny, mais conhecido por Ray,  um cão simpático e bonacheirão, e a exploração do livro “Este livro comeu o meu cão”, do escritor Richard Byrne. Esta atividade foi dinamizada, na Biblioteca Escolar, pela psicóloga do Agrupamento, Liliana Carril, em colaboração com a Associação Portuguesa para a intervenção com animais de ajuda social – ÂNIMAS.

Inicialmente, foi lida a história com a projeção da mesma para que os grupos de alunos pudessem acompanhá-la e, em seguida, foi recriada outra história, a partir do tema lido. Esta história baralhada, distribuída em frases pelo Ray, fez com que todos os alunos pudessem interagir na criação da nova história e utilizar as novas tecnologias.

Claro que o Ray foi o protagonista do conto e permitiu, num ambiente descontraído, que os alunos dos 2.º e 3.º anos do Centro Escolar de Santa Marinha do Zêzere se envolvessem em atividades capazes de aperfeiçoar as competências leitoras. 

 9-10-2020- 1.ª sessão - Leitura assistida por animais - 2A

16-10-2020- 2.ª sessão - Leitura assistida por animais - 3A
 23-10-2020- 3.ª sessão - Leitura assistida por animais - alunos do CLE



 30-10-2020- 4.ª sessão - Leitura assistida por animais - 2/3C 
Participaram, nesta atividade, 51 alunos. Foi dinamizada pelas duas psicólogas do Agrupamento e pela Professora Bibliotecária.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário